top of page
CUIDANDO DE QUEM CUIDA

SORAIA REGINA DIB - Psicóloga do NAAPA DRE Santo Amaro - 18/06/2021

 

Ainda que o céu esteja nublado, o sol continuará lá; ainda que caiam algumas pétalas, voltará a florir. A vida ensina, renova e sempre recomeça.

Sil Landarim

 

 

Em março de 2020 quando iniciamos o primeiro lockdown como estratégia de contenção à pandemia causada pelo Corona vírus, ainda não sabíamos o que nos aguardava .Enquanto nação, cidade, país, fomos tomados por intensos sentimentos e emoções: o medo, a ansiedade, a solidão, bem como os lutos individuais e coletivos fizeram parte da vida das populações do mundo todo. Enquanto profissionais tivemos que nos apropriar das tecnologias para realizar nosso trabalho, com os educadores da Rede Municipal de Educação de São Paulo não foi diferente. Um misto de sentimentos nunca antes experimentado tomou conta de todos nós.

 

As primeiras pesquisas no âmbito da saúde emocional apontavam para um possível aumento de 30% nas questões relacionadas à saúde emocional de toda a população, sobretudo dos profissionais da saúde e da educação; porém hoje sabemos que estes números já foram amplamente superados, pois todos nós, ou seja, 100% da população foi impactada de alguma forma em sua saúde emocional. Isso significa que estamos todos doentes? Não, isso significa que precisamos estar atentos. E qual é a receita para estarmos saudáveis? Ela não existe, pois é singular, cada um de nós irá acessar suas possibilidades internas para lidar com as situações difíceis. “É preciso coragem para ter esperança”, ressalta Mia Couto.

Diante deste cenário de céu nublado, o NAAPA (Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem) da DRE Santo Amaro, iniciou em abril de 2020 um projeto com o intuito de acolher e trabalhar o autocuidado e a saúde emocional de educadores, através da realização de reuniões online com as escolas municipais que fazem parte do território. Muito além dos debates, as rodas de conversas com os educadores configuraram um espaço de escuta acolhedora e afetuosa como intuito de refletir sobre estratégias para reconhecer e muitas vezes, buscar ajuda especializada para lidar com sentimentos e emoções.

A crescente demanda e grande receptividade por parte das escolas levou o Núcleo a continuar com o projeto até o presente momento. Em números aproximados, já foram mais de 288 reuniões realizadas com mais de 5.367 educadores atingidos.

 

Sendo assim, cada vez mais o NAAPA Santo Amaro percebe a importância deste trabalho de apoio, acolhimento e fortalecimento da saúde emocional dos educadores do território, para que não fiquemos somente na espera solitária, mas tenhamos ainda a esperança fortalecida em ações coletivas, de que dias melhores estão por vir.

bottom of page